Fotosfera, é a superfície visível de uma estrela. No caso do Sol possui cerca de 100km de espessura. É na fotosfera que os fotões gerados no centro do Sol chegam ao espaço, atravessando esta zona de ligação entre as camadas opacas à radiação visível e a atmosfera solar.
Saber mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotosfera
http://www.universetoday.com/tag/photosphere/
http://solarscience.msfc.nasa.gov/surface.shtml
Francis Baily (1774-1844), astrónomo britânico que ficou famoso pelas observações das “contas de Baily”, pequenos pontos brilhantes causados pelas irregularidades da superfície lunar à medida que esta filtra a luz solar durante um eclipse solar.
Saber mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eclipse_solar
http://en.wikipedia.org/wiki/Francis_Baily
Anel de diamante, efeito observado durante um eclipse total do Sol quando, segundos antes de se observar a totalidade do eclipse, apenas uma única “conta de Baily” é observada. Um diamante a coroar um anel luminoso: os últimos raios da fotosfera.
Saber mais:
http://en.wikipedia.org/wiki/Diamond_ring_effect
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eclipse_solar#Fases_de_um_eclipse_total
Coroa Solar, também conhecido por corona, a atmosfera exterior de uma estrela, que no caso do Sol, consiste num plasma, gás ionizado e quente, de baixa densidade, que se estende por milhares de quilómetros para além da superfície. Normalmente apenas consegue ser vista durante um eclipse solar.
Saber mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coroa_solar
http://www.universetoday.com/guide-to-space/the-sun/corona/
Jactos, são ejecções de gás ou plasma, provenientes da superfície do Sol propulsionados na direcção ascendente. Estes jactos são lançados em direcção à corona a velocidades de aproximadamente 75 mil quilómetros por hora, atingindo alturas de 4500 quilómetros em menos de 5 minutos.
Saber mais:
http://www.oal.ul.pt/astronovas/estrelas/espiculas.html
Plumas Solares, são jactos longos e difusos que se estendem desde próximo dos pólos solares até mais 20 milhões de quilómetros no espaço. As plumas expelem um jacto de elevada velocidade de plasma quente da corona.
Saber mais:
http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=230
Cromosfera, camada solar avermelhada que se estende por mais de acima da fotosfera. É uma camada de transição entre a fotosfera e a corona. A sua temperatura pode variar ente os 6000ºC a 50000ºC.
Saber mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cromosfera
Protuberâncias, estruturas brilhantes, ancoradas à superfície solar na fotosfera e estendendo-se pela corona, são constituídas por plasma mais frio, semelhante ao da cromosfera e muitas vezes exibem uma forma de arco e consoante a sua estabilidade podem durar vários meses.
Saber mais:
http://en.wikipedia.org/wiki/Solar_prominence
|